Blog da Somapay >

Diversidade e inclusão: sua e...

Diversidade e inclusão: sua empresa está pronta para debater o tema?

28 de abril de 2023

Gestão de Pessoas

Mais do que o senso de justiça, é necessário que as empresas busquem em sua estrutura serem justas. Ao tratar sobre o tema diversidade e inclusão, as organizações precisam entender que a ideia não é apenas dar oportunidades para todas as pessoas: é necessário – e urgente – abrir os espaços para quem está do lado externo do comum ou “padrão”.

Diversidade e inclusão impactam no sucesso das empresas de inúmeras formas. Elas possibilitam que as pessoas se desenvolvam como indivíduos, organizações e sociedade. As empresas que têm se dedicado aos estudos e implementação de práticas mais inclusivas e diversas estão se destacando no mercado e atraindo talentos.

Você conhece a Natura e Ernst & Young? Leia esse conteúdo até o final e veja os números que essas empresas possuem quando falamos sobre D&I!

Conceitos: o que é diversidade e inclusão?

Segundo Reinaldo Bugarelli, especialista em diversidade, o conceito dessa palavra está atrelado ao “conjunto de diferenças e semelhanças que nos caracteriza, não apenas as diferenças”.

No ambiente de trabalho, a diversidade se caracteriza pela variação de aspectos pessoais, físicos e sociais, incluindo idade, gênero, etnia, religião, orientação afetiva, capacidade física e intelectual, cultura e outros.

Inclusão diz respeito à consideração da existência do outro, mesmo que este seja diferente do padrão comum. Percebe como os dois temas deste artigo caminham juntos? Reinaldo Bugarelli ainda cita que “incluir é agir para que o outro exista, e não um movimento para tornar o outro semelhante a si”.

As empresas que desejam trabalhar com a temática da inclusão devem pensar sobre o termo equidade. A equidade está diretamente relacionada à adequação de regras e criação de critérios justos.

Você já viu a imagem abaixo?

Aqui você percebe claramente que não basta incluir e tratar todos de maneira igual, oferecendo o mesmo suporte. Ao falar e trabalhar a inclusão é necessário adaptar o suporte oferecido para cada realidade a fim de torná-la mais justa.

Tipos de diversidade

Vivemos em um planeta enorme! Territorialmente falando, a extensão de terra do nosso mundo possibilitou que a sociedade de forma geral seja diversa. 

Mundo ocidental e oriental, hemisférios distintos, idiomas variados, inúmeras culturas e crenças espalhadas.

Quando nos referimos à diversidade, a quantidade de segmentos também é alta. Conheça algumas abaixo:

Diversidade demográfica

Essa está relacionada ao local de onde viemos e a nossa identidade original. Algumas características são a nossa etnia, sexo e geração.

Diversidade cognitiva

Nesse tipo, estão relacionadas às formas como os indivíduos lidam com problemas e situações que ocorrem com ele e a sua volta.

Diversidade experiencial 

Já na experiencial, a base está nas experiências que uma pessoa teve na vida e que contribuíram para o seu desenvolvimento emocional. Alguns elementos são os hobbies que possuímos, nossas afinidades e habilidades.

Formas de inclusão

O preparo principal para ser uma empresa mais inclusiva está na missão de incluir pessoas diversas dando o apoio necessário para que a diversidade seja de fato incluída. Incluída no sentido mais bruto da palavra: não adianta oferecer, por exemplo, oportunidades para Portadores de Necessidades Especiais e não ter espaço físico adaptado para cadeirantes ou equipe preparada e qualificada para interagir com surdos-mudos.

É necessário que as empresas pensem em criar uma trilha de desenvolvimento para aplicação do D&I. Práticas de acompanhamento dos integrantes incluídos, desenvolvimento de planos individuais, rodas de bate-papo com explanação de temas diversos para toda a empresa são formas de aculturar e disseminar os conhecimentos.

Benefícios que a temática traz às empresas

Ter uma empresa diversa e inclusiva reflete diretamente nos resultados do negócio. Esses temas andam lado a lado com a qualidade e integração de pessoas. Esses dois elementos são fundamentais na operação de qualquer negócio.

Trabalhar com a temática de D&I não deve ser única e exclusivamente uma tarefa do RH das empresas. Essa é uma decisão que precisa ser compartilhada e vivenciada da alta gestão ao operacional.

Olha só alguns dos benefícios propiciados pelas práticas de D&I:

  • Fortalecimento da cultura da empresa;
  • Favorecimento de trocas e aprendizados conjuntos;
  • Ampliação da representatividade de diversos grupos;
  • Maior sustentabilidade dos negócios;
  • Sentimento de pertencimento por parte dos colaboradores;
  • Fidelização do colaborador à empresa;
  • Atração de talentos com fit cultural;
  • Criatividade vinda de diversos talentos;
  • Empatia e escuta ativa.

Empresas que possuem programas de D&I

No começo deste artigo demos exemplos de Natura e Ernst & Young como empresas que trabalham com diversidade e inclusão. 

Só para você ter uma ideia do quão importante é ter essas empresas como referências, uma vez que são negócios com alto impacto no mercado e imagem bem consolidada, a Natura, em 2022, possuía um quadro de colaboradores com 62% de mulheres. Quer mais? Destes, 56% eram cargos de lideranças!

A Ernst & Young foi uma das primeiras empresas a falar sobre diversidade e inclusão no mercado. A empresa criou o Programa de Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência, onde a diretriz é ter 15% de PCDs na equipe e agir para que esses integrantes sejam promovidos.

Outra empresa que também trabalha bem com a temática é a PepsiCo. Para começar, a empresa tem a diversidade como um dos valores do negócio. Além do desenvolvimento de programas internos, a empresa tem uma meta estabelecida de que “em 2025, 30% dos líderes sejam negros a nível mundial”. 

Mais do que mais uma prática a ser inserida nos padrões organizacionais porque a tendência existe, uma empresa que promove D&I precisa se comprometer e ser responsável com estudos e atualizações constantes em suas políticas e programas.

A chave para o maior desenvolvimento nessa temática é a escuta ativa que deve ser dada aos grupos minoritários e deixados à margem! Oferecer uma boa experiência aos colaboradores é uma função que a gestão deve implementar de maneira estruturada.

A cultura organizacional da empresa deve refletir a diversidade e inclusão em sua essência. O desenvolvimento de lideranças deve ser capaz de propor treinamentos e qualificações para que os gestores possam lidar com integrantes que precisam de um suporte maior para serem efetivamente incluídos. 

Faça sua parte! Leve o tema para discussões entre as lideranças da sua empresa. Promova espaços mais diversos e inclusivos.

Gostou desse artigo? Encontre mais artigos úteis em nosso blog! Leia mais: